terça-feira, 13 de novembro de 2007

SILÊNCIO!


Passamos os nossos dias cercados de pessoas, seja em casa, no trabalho, na faculdade, nas ruas. Há tanto barulho o tempo todo que às vezes é quase impossível ouvir a si mesmo. Deitamos na cama e ao invés de dormir, pensamos. Nossas cabeças estão trabalhando o tempo todo e em determinado momento tudo isso parece extremamente cansativo.

Após mais um dia desses, quando eu estava longe de terminar minhas “obrigações”, cheguei a uma casa vazia, sem pai, mãe ou irmão. A casa toda só pra mim! De repente me ocorre a idéia de que eu também mereço um momento a sós comigo mesma, fazer algo que me de prazer, ficar em silêncio nem que seja por algumas horas.

Faço exatamente isso, bloqueio todas as pendências de minha mente e aproveito um longo banho, seguido pela leitura de minha mais nova aquisição pelo sebo virtual. Depois de três horas a família retorna cheia de historias para contar, o jantar estava ótimo, a banda era maravilhosa e ganharam vários prêmios. Mas no fim das contas, eu ainda acho que quem aproveitou melhor à noite fui eu. Porque muitas vezes as melhores respostas estão no silêncio.

4 comentários:

julio garcia disse...

Pssss. Silencio.

Otimo texto.

Beijo do amigo.. julio

Aline Wernke disse...

Eu adoro ficar assim!

Lilian Philippi disse...

eu odeio ficar sozinha em casa.. me cago de medo.
uma vez, minha família insensível me deixou sozinha em casa com os gatos e eu juro que algum espírito possuiu o gato da minha irmã. Foi horrível!

Guilherme disse...

Words are expensive, silence is priceless.

Da mesma forma que me incomodam as pessoas que são felizes e eufóricas todo o tempo, e portanto não apreciam a paz de espírito, me incomodam aquelas que não sabem apreciar o silêncio. O silêncio não precisa estar ligado com a solidão quando as pessoas presentes sabem "ouvir" olhares e gestos, e entendem que o valor está na companhia e não no quanto ou o quê foi falado.

Infelizmente pessoas assim são raras, e acabamos apelando para a solidão para suprir nossa necessidade de silêncio e paz.

Lembro de um filme (não lembro o nome, só a cena) no qual um casal tenta ficar em silêncio por 5 minutos, apenas se olhando, e não passam de 1 minuto sem surtar ou falar algo... Era o sinal que faltava para não continuarem juntos (e depois terminam juntos no final do filme, e todo aquele blá blá blá que Hollywood insiste em repetir). Só lembro de como a cena me tocou, e me fez pensar no quanto da capacidade humana se perdeu com a fala.

Gestos, olhares, toda a linguagem corporal foi ignorada quando deram nomes às coisas... E quando começaram a dar nomes aos sentimentos, acabaram com o que restava deles. E ninguém mais demonstrou o que sentia, porque bastava falar... :(

Salpiquei uns comentários em posts antigos, caso não tenha visto ainda. Espero que agradem. :)

[ e uma grande desculpa por me alongar tanto nos comentários, mas os temas que li aqui costumam me deixar verborrágico. ]