domingo, 22 de junho de 2008

Za - Za - Zu

1.Za-za-zu – Termo utilizado pela personagem Carrie Bradshaw na série “Sex and the city”, no último episodio da 5° temporada, intitulado “Love a Charade".
2.Define as sensações de estar apaixonado; borboletas no estomago, flutuar, fogos de artifício invisíveis aos outros, sorriso bobo que não saí do rosto, incontinência de palavras, pernas bambas.



Eu sempre procurei o Za-za-zu nos meus relacionamentos, para mim nenhum casal que não tenha essa química não deveria ficar junto. Foi por isso que eu sempre dispensei aqueles que não me despertavam o Za-za-zu. Não é crueldade ou egoísmo, você simplesmente não pode fingir o Za-za-zu. Recentemente descobri que as pessoas em geral não fazem isso, elas dão segundas chances aos beijos mais ou menos e as seguradas de mão sem frio na barriga.

-Sério? eu disse
-Claro! elas disseram
-E como eu nunca soube disso? Ninguém me falou...
-Era meio óbvio!
-Segunda chance, é? Hum..

Resolvi pelo bem da humanidade ( e minha pacata vida amorosa) dar uma segunda chance ao próximo cara que eu ficasse e que não despertasse o Za-za-zu. Bom, na verdade o segundo, o primeiro não valia a pena, mesmo!

Acontece que eu não posso viver ser todas aquelas sensações deliciosas, sem a mágica inexplicável do Za-za-zu, que é tão rara, mas tão boa que vale a pena esperar. E sei que o Za-za-zu não dura para sempre e que com o tempo fica mais difícil achá-lo. Posso até parecer infantil mas quem já o viveu, pode entender e concordar que com ele, as paixões são infinitamente melhores.

Jéssica Feller
que viu o filme "Sex and the City", tem algumas críticas a fazer, mas mesmo assim chorou e renovou sua capacidade de acreditar no amor

24 comentários:

Anônimo disse...

É daí que varia o "a primeira aparência (?) não é a que fica". Eu mesma dou muita chance, mais do que só duas, até porque nem eu sei mesmo quando as borboletas aparecem ou não. Às vezes elas podem aparecer na primeira vez, e não na segunda e vice-versa :)

Mas, o que vale é o za-za-zu :)

Vanessa M. disse...

Ainda não assistir "Sex and the City". Fui no cinema essa semana, tava até querendo assistir mas meu namorado não quis.rsrss
fazer o que, né?
Assistir com as amigas depois. HAHAHA
e esse ZA ZA ZU...
Eu sinto, sintoooo muito
e olha, não só muito lá de dá segunda chance não. Ou ele vem de primeira, ou nada de conversa feita. HAHAHA
beijaoooo

Thefy disse...

..ah como eu qria meu za-za-zu..rsrs...todos merecem uma segunda chance, o primeiro beijo pode não ter sido aquele de tirar o folêgo, mas como saber se o nervosismo, a timidez que atrapalhou, daí na segunda chance vc vê que não era o que vc estava pensando e então encontra um possível amor da sua vida, segundas chances nunca são desperdiçadas...rs
bjokas

Naraeana Costa disse...

Ainda não assisti o filme ¬¬
todos viajando, esperando as amigas voltarem pra irmos todas juntas \o/
Ahh tem que rolar za-za-zu mesmooo... ta roladno comigoooo. =D
feliz! e com medo de me apegar...

Aline Wernke disse...

Esse post lembrou aquele assunto que eu contei pra vocês no quentão aquela dia. Será?

beijo!

Roberto M. I. Simões disse...

olá!
quero ver esse filme, mas to em semana d provas...
é, esse Za-Za-Zu tem q rolar... entendo bem o q vc quer dizer... é algo muito valioso, muito gostoso, mas não é só isso q conta... tem várias outras coisas para serem analisadas... pense bem depois me diga o q acha... ae eu te explico o q quero dizer... hehehe
bjao pra ti!

Lilian Philippi disse...

Olha, hoje eu acordei com o Zazazu, e tu sabe como é difícil pra mim lidar com essa coisas. Cadê a minha auto-confiança? O Zanca roubou, ou será que foi o Peter? Mas de uma coisa eu sei, o Peter não é o Zanca.

Vinicius disse...

boiei nesse topico...

JLM disse...

Tenho mts amigas q depois de se decepcionarem em vários relacionamentos, optaram pelo respeito e companheirismo ao invés do Zazazu. Há quem critique, mas o q seria + importante: vc estar com quem gosta de vc ou vc gostar de alguém q não goste de vc? Sei q o ideal seria os 2 gostarem na mesma intensidade, mas isso hj kd vez + vem se tornando uma utopia.

Minha receita? Esteja junto a alguém q te faça feliz, com Zazazu ou sem ele.

1 abraço, "sexy in the city".

Lilian Philippi disse...

Se a pessoa te faz feliz, vai haver o Zazazu!! É assim que acontece.
Se ela te faz feliz e n há o zazazu é pq a amizade é o melhor destino pre vcs!
Adoro réplicas! Ainda q o comentário não seja pra mim. Boto o bedelho mesmo... hahaha

JLM disse...

Se felicidade e Zazazu fossem sinônimas e andassem sempre juntas não haveria relacionamentos ruins. Ou talvez existisse outra palavrinha tola, Zazacidade.

Queria eu ter a inocência dos 20 anos para acreditar naquilo q outrora já acreditei. Talvez eu já tenha ficado velho d+ pra acreditar na realidade, hj só acredito em contos de fadas.

1 abraço.

JLM disse...

As pessoas amam bem mais a expectativa do amor possível, que o amor propriamente dito. Daí a intensidade dos impulsos bloqueados, os que estão impedidos de expansão e movimento na direção do objeto amado.

Os "grandes amores" da literatura são grandes, não por serem amores, mas por serem impossíveis.

Já os grandes amores da vida real só quem sente é que sabe. A impossibilidade de dimensionar um impulso afetivo carrega de energia a fantasia. E esta se encarrega de dar dimensão ao que o exercício da relação, talvez, tirasse.

Na paixão impossível só estão as projeções do que idealizamos, pretendemos ou não conseguimos viver em nosso cotidiano. Daí ser fácil entender sua força, sua obsessiva presença na cabeça dos enamorados.

É por isso, aliás, que só é musa quem é inatingível.

Case-se com a sua musa e acordará com uma jararaca...

Case-se com quem ama e será feliz.

Quer se ver livre de uma paixão colossal? Vá viver com a pessoa objeto da paixão (observem, por favor, que não estou usando a palavra amor). Aliás, já está nos clássicos e, mesmo, antes destes, nos antigos: "A conquista enobrece e a posse avilta". Ou, como dizia Goethe: "Nas batalhas da paixão, ganha aquele que foge".

Quantas vezes as relações humanas terminam ou se interrompem sem terem esgotado o potencial de possibilidades adivinhadas, intuídas, sentidas. Aí, o que não se esgotou clama por vir à tona e, muitas vezes, ameaça ocupar (e às vezes ocupa, efetivamente) todo o "ego".

Não é por outra razão que o apaixonado é o maior dos egoístas.
Ao dedicar tudo ao objeto da paixão, está é alimentando a própria necessidade, seja de sofrimento, de idealização, de felicidade ou fantasia.

Entupido de impossibilidades, ele clama. E a isso muitos chamam amor.
Mas amor é coisa muito diversa...
Amor não clama nem reclama: amor dá.

"TEXTO DISPERSIVO SOBRE A PAIXÃO", de Artur da Távola.

Lilian Philippi disse...

Não me convenceu!

hahaha brincadeira!!

Bem legal o texto. Mas a paixão e o Zazazu nada tem a ver, pelo menos pra mim.

O Zazazu é a química, nada tem a ver com sentimentos, é aquela sensação de... Zazazu!

Mas eu posso estar viajando, afinal o que eu sei da vida? Só tenho 20 anos!!

Menina Bonita. disse...

Eu tenho uma história parecida na vida amorosa.
E quando achei o que me fazia sentir o Za-za-zu fiquei um pouco com medo,achando que poderia ser engano.E não foi e agora ja faz um ano que sinto esse Za-za-zu ;)
Ele não é mesmo pra sempre,mas senti-lo é algo tão ímpar,que não importa a falta de eternidade,ele vale a pena!


Beijos de outra Jéssica que também viu o filme Sex and the city e chorou,se sentiu renovada e acreditou ainda mais na força do amor e da amizade.

Guilherme disse...

Tomei a liberdade de referenciar seu post no meu texto novo, já que algumas idéias surgiram ao ler o que escreveu aqui.
Aceite o post como o conteúdo de comentário que eu tenho sobre o seu post. :)
Beijos!

Fláh disse...

Bem nao senti o Za Za Zu na primeira vez, mas nas segundas, nas terceiras e tantas vezes e za za zu tá presente, sentindo que o chão some debaixo dos pés, me sentindo uma borboleta junto a brisa.

.Ná. disse...

O problema é encontrar o za-za-zu depois que você já deu uma chance... e tá enrolando outro cara... e o Cara do Za-za-zu tá a sua espera e você não sabe como sair de uma enrascada... e , de repente, sai e o za-za-zu some.. ai, deu um nó na minha cabeça agora. ahaha
Beijos

Unknown disse...

Ah eu acho importante esse tal de Za-za-zu, mas as segundas e terceiras chances são importantes também, (porque às vezes ele fica escondido) mas não mais que isso...
Se não encontrar procura em outro, horas!
Só que eu acho que isso nunca deve acabar, só se transforma com o tempo. Se o encantamento pela pessoa acabar, de que adianta estar com ela?

Daah O. disse...

Eu vou assistir o filme e volto aqui pra comentar...rs!

Anônimo disse...

Tah, naum vi o filme... mas adorei o texto!

Agradeco a Deus por sentir o ZaZa Zu... todos os dias em q vejo ele... ele, aquele q Deus colocou na minha vida!! o//




Bjs.
Rafa

disse...

muito legal seu blog. te linkei.
tô Za-za-zu total! rs!
bjo

Anônimo disse...

oi jessica!!! ah quanto tempo eu não aparecia por aqui.
vi o filme tb e gostei muito. Nunca tinha visto um episódio da série, e não me lembro da expressão za-za-zu no filme.
mais gostei bastante da ponte que voce fez com ela na sua vida.
:)
beijos

carlos

JLM disse...

Longe de mim querer menosprezar o seu pensamento. Apenas quis mostrar q há gente q pensa diferente, não eu, mas outras garotas!

Mas como sempre, devo ter me expressado mal (já não é a primeira vez), então qdo sobrar um tempinho apago os meus comentários, ok?

Prefiro a invisibilidade dq uma rejeição por não me fazer compreensível. Principalmente a sua, hehe.

1 abraço.

JLM disse...

É q mtas vezes o tom q usamos não sai como oq desejamos. Podemos ofender com uma brincadeira e fazer rir com uma ofensa. êta mundim estranho este, o virtual...

1 abraço.