sábado, 24 de maio de 2008

A concorrência

Ultimamente eu tenho pensando muito sobre a concorrência. Depois dos movimentos feministas e da revolução sexual, algumas mulheres se acharam no direito de desrespeitar o Código de Ética Feminino (C.E.F). Elas estão por toda a parte, são as garotas que não se importam em trabalhar 12 horas e ganhar por 6, que estão sempre depiladas e dispostas a engolir qualquer coisa.

Meus amigos homens já haviam tentando me avisar, a concorrência aumenta conforme os anos passam e cada vez mais elas iniciam na vida mais cedo. Mas eu e minha enorme confiança na próxima e no C.E.F me neguei a acreditar. Foi aí que me encontrei diante da concorrência.

É verdade que uma competição saudável pode ser o impulso que estava faltando para você fazer aquele curso, entrar na academia ou aprender outra língua. Mas em momento algum nós mulheres devemos nos sentir acuadas. Parece que cada vez que você faz uma exigência, aparecem outras tantas que estão mais do que felizes em fazer o que você acha que não deveria.

Seja no trabalho, nos estudos ou nos relacionamentos amorosos, a concorrência é desleal e não descansa. Em um momento como esse eu não posso deixar de pensar, será que devo afastar minha tênue linha ética alguns centímetros? Ou se algo parece ser tão desconfortável e injusto, simplesmente não vale à pena?

Sinto que é meu dever como futura jornalista, mulher, blogueira e ex-trocada-por-uma-vaca, bater meu pé e dizer por uma vez por todas: EU NÃO VOU FAZER ISSO. E se isso significa batalhar mais pelo emprego e o homem dos meus sonhos, pouco importa. Por que agora eu farei as coisas do meu jeito. A concorrência que me aguarde.

Jéssica Feller
que daqui por diante não fará mais concessões

24 comentários:

Vanessa M. disse...

A concorrência é dura, minha amiga.
Mas como você disse, em nenhum momentos devemos nos sentir acuadas. Nunca!
Se bem que a concorrência é um impulso pra conseguir as coisas, né?
tem uma certa graça..rsrs
gostei daqui. Passarei outras vezes
abraço =*

Vanessa M. disse...

seja sempre bem vinda lá, Jéssica.

abraço

JLM disse...

Pareceu-me um desabafo. E concordo q escrever é uma santa terapia qdo estamos mal.

Mas seu texto soou ambíguo. Não deu pra perceber se vc irá mudar (pra pior ou pra melhor) depois dessa experiência.

O problema em si não é a concorrência, pois onde houver duas pessoas atrás de um único fim, lá estará ela. A concorrência é uma lei de seleção natural segundo Darwin. Ela existe na natureza há milhares de anos.

Agora vem a parte chata, e concordo com o Alex Castro qdo ele diz, "e daí?".
Haverá concorrências q vc irá ganhar e outras irá perder. Porém, o q realmente importa, é o q realmente importa! VOCÊ!

Se alguém não tem os mesmos princípios, regras, pudores q vc, quem irá sair pior (ou melhor) na vida é ela. Oq vc precisa se perguntar é até onde vc está disposta a ir. Se aquilo pelo q está concorrendo vale a mudança do teu ser. Se vc está disposta a pagar o preço depois, $$$ se vc mudar e $$$ se vc não mudar. Independente de conseguir ou não aquilo pelo q lutou.

Nessas horas sempre encarno Epicteto q ensinou q "não é o q os outros nos fazem oq nos afeta, mas como reagimos diante dq os outros nos fazem". Think about.

1 abraço.

Michele disse...

Jéssica, não tem jeito! Todas nós já passamos por algumas poucas e boas nas mãos das desavisadas que não conhecem o C.E.F.!

Sinceramente, acho que o "lutar" aí deve andar de mãos dadas com nosso bom senso; é aquela coisa de ver até onde/ se vale a pena. Agora, se compensa lutar, aí talvez valha a pena usar das mesmas estratégias (ou armas) da concorrência e impor os limites do nosso território!


Beijos, moça!

L.S. Alves disse...

Mulheres com ética? Só se for em relação aos homens. Nunca entendi esse negócio de uma tentando sacanear a outra. Mulheres são uma classe desunida. Resumindo não confie nelas e leia o comentário do Jefferson.
.
Por que a concorrência é sempre "uma Vaca"?
.
Um abraço e boa sorte.

JLM disse...

kkk, ri mto do seu comentário (desculpa se mandou ele em tom sério). mas basta pra dizer q vc me diverte. mto. fico pensando se vc ao vivo e à cores tb faz os outros rirem.

primeiro, VC ESTÁ CERTA, ;)

e procurei ser condecendente no comentário anterior. mostrei q o problema não é uma montanha e q a solução está nas suas mãos. talvez a frieza da virtualidade da internet tenha tirado o tom suave e fraternal das minhas palavras, hehe.

e não era pra me agradecer, era pra me xingar e dizer q eu tava protegendo os cachorros e a vacas. oras, moça, se ninguém te provocar para uma reação, um sinal de vida, como vc vai andar pra frente? olha as leis da física, todo corpo em repouso tente a continuar em repouso e toda ação causa uma reação igual e contrária. me contrarie, contrarie o mundo, reaja e me deixe feliz. "Mais vale um dia como leão dq mil anos como ovelha".

1 abraço daquele q curte cada vez mais as suas dúvidas existenciais. não pq elas não valham a pena meditar, mas o contrário.

.Ná. disse...

"e ex-trocada-por-uma-vaca": tava falando de mim? ahuahuahua
Beijos, querida!

Lilian Philippi disse...

A concorrencia engoleeeeeee!!
Agora a nova lei da sobrevivência é: Pau é pau e pedra é pedra. Certo loira? Certo!

Desculpa não ser tão intelectual e escrever comentários tão grandes como os seus novos amigos. Mas eu sou preguiçosa, tu me conhece!

Anônimo disse...

nossa jessica!!!
muito legal seu texto, sera um desabafo???
se for esta muito bem escrito e nas entrelinhas!!!
muito bom o texto

carlos

Lilian Philippi disse...

ei.. n vais colocar minha frase da boneca inflável? Eu gostei da idéia, sério. É uma frase pra se refletir.
bjos

Naraeana Costa disse...

Amei isso aqui!
Vou voltar sempre ok?

De certa forma essa competição pode ser saudável por um lado...
Por outro, parece que nossos esforços nunca são suficientes.

Mafê Probst disse...

Passe por cima de todas elas - sem sair do salto!

Roberto M. I. Simões disse...

Ex-trocada-por-uma-vaca foi o melhor!!! parabens!!! rs

realmente, se eu fosse sua concorrente, estaria perdida amiga!

bjao pra ti!
otimo texto, muito gostoso d ler!

Anônimo disse...

Hm. Concorrência acaba com o combustível de qualquer um. Pelo menos com o meu, acaba.
hehe

Gostei do contraste do seu post com o ditado popular logo ao lado, hehe :)

;**

Pitanga disse...

A concorrência cansa mesmo. Desgasta pra caramba. Mas também é ela que nos impulsiona...porque mexe com nossos brios.

No fundo, tem um lado bem positivo.

Beijos Doces,

Pitanga

JLM disse...

viu como não tinha nada a ver contigo? mas se vc é da mesma opinião que eu sobre o Orkut recomendo seguir os meus passos, com certeza não irá se arrepender.

1 abraço.

músicas de casamento disse...

eu gosto das coisas que tu escreves.
besitos.

Anônimo disse...

Creio que o "código de ética" é fundamental... e podemos fazer MUITAS coisas com ele bem pertinho. E podemos subir muitos degraus com ele do lado! Tipo, sem perder a pose nem "puxar tapete" de ng, saca?! =P

Excelente seu texto!!!! o//




.Rafa

Vanessa M. disse...

Tem um presentinho pra você no meu blog.

sinto saudades de ler isso aqui. Aparece. BEIJOS

Jacqueline Soares disse...

Hum..
As vezs a concorrência é perfeita para não desistirmos e aprendermos a lutar sempre..
=]]]
Muito massa seu blog..

Abraço!

Vanessa M. disse...

ESSE BLOG MERECE O SELO.

fiquei feliz em saber que melhorei seu dia =]]

beijaoo, jeh

Guilherme disse...

A habilidade que mais faz falta hoje é a de reconhecer as qualidades que realmente importam, e isso faz muita diferença na concorrência...

É muito fácil dar valor a trivialidades que pouco demonstram do valor que uma pessoa tem (seja profissionalmente, seja para um relacionamento). Isso acaba com tudo o que nos faz sentir bem diante de uma situação, uma vez que somos desbancados rapidamente em detrimento de uma percepção de valores errada...

E isso serve para mulheres, homens, trabalho, companhia, relacionamentos... É uma pena que tenha acontecido contigo, mas não entregue seus valores por conta de alguém que não soube reconhecê-la. :)

Daah O. disse...

Concordo com o primeiro comentário, sem tirar nem por...rs!

L.S. Alves disse...

Moça passei pra avisar que estarei em Itajaí entre os dias 24 e 27/06. Entra em contato através do jango.sc@gmail.com
Um abraço.